Efeito metrópole e acesso í s oportunidades educacionais
DOI:
https://doi.org/10.4067/S0250-71612009000300006Palavras-chave:
desigualdade social, segregaí§í£o, áreas metropolitanasResumo
Este trabalho explora a hipótese do impacto da metropolizaí§í£o da questí£o social no Brasil sobre a reproduí§í£o de desigualdades de oportunidades educacionais. A tendíªncia de metropolizaí§í£o da questí£o social é pensada a partir da combinaí§í£o entre a fragilizaí§í£o dos laí§os com o mercado de trabalho e do universo da família e da comunidade como esferas da reproduí§í£o e proteí§í£o ní£o-mercantil, combinados a processos de segmentaí§í£o e segregaí§í£o urbana, tendíªncias observadas de maneira acentuada nos grandes aglomerados urbanos. Para a análise, utiliza dados referentes í Prova Brasil e ao Censo Escolar 2005, bem como dados do Censo 2000 do IBGE. A partir dos resultados, propíµe possíveis explicaí§íµes para os padríµes encontrados e pretende contribuir para a formulaí§í£o de uma agenda de estudos de um Í€œefeitometrópoleÍ€ sobre oportunidades educacionais.
ÍDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Revista EURE - Revista de Estudios Urbano Regionales

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Al momento de aceptar la publicación de sus artículos, los autores deberán formalizar la cesión de derechos de autor a EURE, según las condiciones establecidas por la Revista.
Ésta establece que el autor autoriza a EURE de manera gratuita, exclusiva e ilimitada a reproducir, editar, publicar, distribuir, publicitar, comercializar y traducir el artículo, a cualquier soporte conocido o por conocer y desarrollar.
Del mismo modo, los autores aseguran que el artículo propuesto es original, no publicado y no propuesto para tal fin a otro medio de difusión.